Serviços

Image

A depressão é uma doença comum que causa sentimentos de tristeza, desesperança ou desespero. Todos nós, de vez em quando, nos sentimos tristes. No entanto, quando estes sintomas interferem com a rotina diária e se prolongam por mais de 2 semanas, chamamos de depressão major ou depressão com relevância clínica.
Estima-se que entre 20% e 25% dos adultos possam sofrer pelo menos um episódio de depressão major ao longo da vida.
Muitos casos de depressão são tratados com sucesso em consultas de psicologia clínica, sendo por vezes aconselhável combinar com consulta de psiquiatria, com a qual se complementa o trabalho do psicólogo com outros métodos e modulação cerebral (ex. medicação ou estimulação não invasiva).
A ansiedade é também uma doença comum que se caracteriza por preocupação, receios/medos e tensão interior, entre outros sintomas. A depressão e a ansiedade são frequentemente dois lados da mesma moeda. Por um lado, se estamos deprimidos ficamos ansiosos porque não conseguimos concretizar os nossos objetivos. Por outro lado, o impacto dos sintomas de ansiedade no nosso dia-a-dia como sejam as alterações da atenção e memória, taquicardia, náuseas, etc., pode dar lugar a a sentimentos de desesperança.
A depressão é tipicamente caracterizada por hipoatividade do hemisfério esquerdo, além de uma hiperatividade do hemisfério direito. Com o método FLOW promovemos o aumento da atividade cerebral espontânea e o metabolismo dos neurónios localizados nas áreas que se encontram hipoativas nos pacientes deprimidos.

Estudos mostram que quando combinamos a tDCS com antidepressivos podemos aumentar a eficácia do tratamento, comparativamente à sua eficácia se realizados separadamente. A eficácia e segurança de tDCS e dos antidepressivos comuns é equivalente.

A nossa equipa de Psicologia tem formação em neurociência e treino em modelos psicoterapêuticos cognitivo-comportamentais de terceira geração. Somos especialistas em várias áreas da psicologia, nomeadamente problemas emocionais como o stresse, a ansiedade, a depressão, e o burnout. Poderá ainda optar por consultas remotas que permitem o acompanhamento a partir de casa.
Na nossa equipa trabalhamos todos para o bem-estar mental dos nossos clientes. O trabalho em equipa entre a psicologia e a psiquiatria resulta num tratamento mais completo e eficaz porque nos permite compreender melhor cada caso e oferecer as melhores alternativas de tratamento.
Por isso, na e.Stim a consulta de Psiquiatria e a consulta de Psicologia complementam-se, dividindo o tratamento de acordo com as suas melhores competências.
A psiquiatria é uma área da medicina que envolve o estudo, o diagnóstico, o tratamento, a gestão e a prevenção de problemas de saúde mental. Com a emergência das neurociências o conhecimento acerca do funcionamento cerebral e o seu impacto na saúde mental contribui para uma psiquiatria mais eficaz. Também nas consultas de psiquiatria poderá optar por acompanhamento remoto a partir de casa.