Serviços

Image

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é a especialidade da Psicologia responsável pela avaliação, diagnóstico e intervenção nos problemas de foro emocional e comportamental.

A intervenção da Psicologia Clínica pode ser benéfica tanto na promoção de uma boa adaptação psicológica em contextos de vida adversos, que impliquem sofrimento emocional, como em determinadas perturbações psicopatológicas, sendo as mais comuns as perturbações depressivas ou perturbações de ansiedade (ex.: fobias, perturbação de pânico, etc). 

Na e-stim, a consulta de Psicologia Clínica inicia-se por uma fase de avaliação psicológica, em que o psicólogo avalia as principais dificuldades e problemas que motivaram o pedido de consulta do cliente. Após a compreensão do seu contexto idiossincrático, e através do estabelecimento de uma relação terapêutica privilegiada, inicia-se a  intervenção psicológica, destinada a aliviar os sintomas que trouxeram o cliente à consulta e promover modos de funcionamento mais adaptativos e funcionais. 

Todos os profissionais da e.Stim envolvidos na consulta de Psicologia Clínica realizam a intervenção psicológica de acordo com modelos cognitivo comportamentais, baseados em evidência científica.

A depressão é um dos principais problemas de saúde mental, atingindo cerca de 8% da população portuguesa e mais de 264 milhões de pessoas mundialmente. A depressão não é restrita a uma faixa etária, género ou estatuto socioeconómico, podendo surgir ao longo do ciclo de vida, precipitado por diferentes fatores de risco.

Os sintomas de depressão podem agrupar-se em três categorias: sintomas físicos (ex., alterações de apetite, alterações no padrão de sono), sintomas psicológicos (ex., alterações de humor ou perda de motivação) e sintomas sociais (ex., isolamento social). Para estabelecer o diagnóstico de depressão, determinados sintomas e condições adicionais devem estar presentes, devendo ser avaliadas por um profissional de saúde.

A escolha do tratamento depende da gravidade do quadro clínico, da preferência do cliente, e da presença (ou não) de outras condições clínicas. A medicação, a psicoterapia e a neuromodulação não invasiva são tratamentos baseados na evidência científica e eficazes no tratamento da depressão.

Na e.Stim dispomos de uma equipa de profissionais especializados que o/a podem ajudar a identificar os sintomas de depressão e a explorar as melhores opções de tratamento.

Cerca de um quinto da população portuguesa (22.9%) sofre de uma perturbação psiquiátrica, sendo as perturbações de ansiedade as mais prevalentes (16.5%). A ansiedade é uma reação normal, que em níveis baixos ou moderados é adaptativa, ajudando-nos na preparação para desafios (ex., situações de avaliação) e na proteção de situações de perigo. Por sua vez, as perturbações de ansiedade são caracterizadas por reações emocionais mais extremas, persistentes e interferentes, prejudicando o desempenho e funcionamento no dia-a-dia e causando sofrimento físico e/ou emocional significativo.

A ansiedade é caracterizada por sintomas cardiopulmonares (ex., palpitações, sensação de falta de ar), gastrointestinais (ex., náuseas, diarreia), genito-urinários (ex., micção frequente, retenção urinária), neurológicos (ex., cefaleias, tremores, visão turva) e gerais (ex., sudação, sensação de desmaio).

Não existe um caminho único para gerir a ansiedade, devendo o tratamento ser adaptado e individualizado, considerando a sintomatologia e história clínica de cada pessoa. A psicoterapia ou acompanhamento psicológico e a medicação são atualmente os tratamentos de primeira linha para as perturbações de ansiedade.

Na e.Stim dispomos de uma equipa de profissionais especializados que o/a podem ajudar a identificar os sintomas de ansiedade e a explorar as melhores opções de tratamento para si.

Enquanto seres individuais ou elementos de um casal a sexualidade é uma área de extrema importância no desenvolvimento humano. Saúde sexual significa bem-estar físico, emocional, mental e social que vai desde a ausência de doença à necessidade de uma vivência sexual prazerosa e segura.

A consulta de sexologia permite uma ajuda especializada em problemas associados à vivência da sexualidade. Uma ajuda que permite, quer seja individual ou em casal, esclarecer dúvidas relacionadas com a sua sexualidade (sexualidade na doença, sexualidade na gravidez, sexualidade na adolescência), problemas relacionais ou conjugais associados à vivência da sexualidade (insatisfação sexual, preferências sexuais, fertilidade, parafilias, dependência de pornografia), questões de orientação sexual e identidade de género, disfunções sexuais femininas (dificuldades no orgasmo feminino, perda de interesse/excitação sexual feminino, dor durante as relações sexuais, vaginismo), disfunções sexuais masculinas (disfunção erétil, ejaculação precoce e retardada, perda de desejo sexual masculino) entre outros.

As consultas podem desenrolar-se de forma mais informativa/psicoeducativa ou mais interventiva, através de terapia sexual, promovendo sempre o desenvolvimento saudável da sexualidade, o esclarecimento de dúvidas e a satisfação sexual e relacional.

Não negligencie a sua sexualidade. Saúde sexual também é saúde.

Na e.Stim dispomos de uma equipa de profissionais especializados que o/a podem ajudar.

A procura da consulta de Terapia de Casal surge por diversos motivos. No entanto, nos pedidos de ajuda, surgem, com maior frequência problemáticas relacionadas com dificuldades de comunicação, divergências quanto às crenças e valores pessoais, gestão doméstica, situações de infertilidade, nascimento ou morte de um filho, alterações na estrutura e dinâmica das famílias (e.g.: famílias reconstituídas) e vivência da sexualidade e da intimidade.
Idealmente, será fundamental que ambos os elementos do casal reconheçam a necessidade de efetuarem mudanças e que estejam disponíveis para o fazer. Nesse sentido, numa primeira fase, em terapia, são ajudados a identificar as dificuldades do casal e a(s) sua(s) origem(s) e a avaliar a viabilidade do processo terapêutico.
Cabe ao terapeuta, em conjunto com o casal, ir delineando as metas e os objetivos da intervenção, clarificando os resultados alcançados.

Principais benefícios associados à Terapia de Casal:

- Melhorar significativamente a forma como a comunicação decorre, entre o casal e na família;
- Identificar soluções conjuntas para as dificuldades identificadas na relação entre o casal;
- Identificar e eliminar comportamentos disfuncionais;
- Identificar as possíveis causas dos conflitos e procurar em conjunto soluções viáveis para a resolução dos mesmos;
- Aumentar a qualidade geral do relacionamento e, consequentemente, a harmonia das vivências familiares.

O luto é um processo psicológico pelo qual a tristeza derivada de perdas significativas é elaborada. Este processo inclui diferentes manifestações, tais como, tristeza, ansiedade, aperto no peito, preocupação, perturbações no sono e no apetite, entre outras. No entanto, o luto pode também ser patológico. O luto patológico pode ser de diferentes tipos, sendo determinado predominantemente pela: ausência ou presença de sinais externos do luto, duração da reação de luto e a sua intensidade ao longo do tempo.

A intervenção psicológica no luto pretende reduzir a intensidade do luto, promover a sua aceitação, devolvendo a capacidade de apreciar memórias sem que exista ativação emocional disruptiva, promover a adaptação saudável às atividades quotidianas e promover o investimento nas relações com os outros.

Na e.Stim dispomos de uma equipa de profissionais especializados capazes de o ajudar neste processo difícil de integração.

Uma doença crónica é, por definição, uma doença que não se resolve num curto espaço de tempo, normalmente definido por 3 meses. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, mais de metade (57,8%) dos portugueses entre os 25 e os 75 anos, referem ter pelo menos uma doença crónica.

As doenças crónicas acarretam um forte impacto emocional, sendo comum sentimentos de medo e ansiedade, tristeza, depressão ou desesperança, raiva, frustração, culpa, vergonha, e ainda reações de luto. Assim, apesar de muitas pessoas com doença crónica terem uma adaptação positiva, existem outras tantas para quem a adaptação à doença crónica é um processo difícil acompanhado de intenso prejuízo ao nível da saúde mental.

Na e.Stim dispomos de uma equipa de profissionais especializados que o/a podem ajudar a identificar os sintomas e promover a adaptação à doença.

A avaliação neuropsicológica recorre a vários testes devidamente validados e adaptados para a população portuguesa que visam analisar a memória, a atenção, o cálculo, entre outros. Maior parte dos instrumentos neuropsicológicos são aplicados por um(a) Neuropsicólogo(a) experiente, utilizando papel e lápis.

A avaliação neuropsicológica permite identificar o(s) domínio(s) cognitivo(s) que não apresentam um funcionamento esperado para a idade e escolaridade do avaliado. Para além disso, permite traçar o perfil de declínio e alteração cognitiva, ajudando na caracterização clínica do caso e na deteção precoce de sintomas.

Como método preventivo, todas as pessoas deveriam fazer uma avaliação neuropsicológica uma vez por ano, principalmente durante o envelhecimento.
A avaliação neuropsicológica também deve ser procurada na presença ou após eventos cerebrais, como por exemplo em casos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC),
Demências (ex.: Doença de Alzheimer), Epilepsia, Traumatismos Crânio-Encefálicos, entre outros.

Peça a sua avaliação na e.Stim, seja preventivamente ou sempre que sentir alteração no funcionamento da sua cognição.

Nesta consulta pretende-se, através de um ambiente seguro e acolhedor, valorizar e reduzir as preocupações, queixas e dúvidas das crianças e dos adolescentes. Numa primeira consulta (ou outras, se necessário) são ouvidos também os pais/familiares de referência/cuidadores, que colaboram na identificação do problema, expectativas e na definição de estratégias e objetivos. As consultas de seguimento são individuais, centradas na criança/adolescente que poderá apresentar:

- perturbações de ansiedade (ansiedade generalizada, medos, fobias),
- perturbações do humor (humor deprimido, instabilidade emocional),
- perturbações do comportamento (desafio, oposição, agressividade),
- dificuldades escolares (dificuldades de integração, insucesso escolar),
- dificuldades sociais/relacionais (isolamento, conflitos no grupo de pares),
- outras problemáticas ou preocupações significativas.

Na e.Stim. num contexto terapêutico, de confiança e de colaboração mútua, entre a/o psicóloga/o e a criança/adolescente, promovemos o seus desenvolvimento harmonioso, bem-estar pessoal, social e saúde mental.

Image

Psiquiatria

A Psiquiatria é uma área da Medicina que envolve o estudo, diagnóstico, tratamento, reabilitação, bem como a gestão e a prevenção de problemas de Saúde Mental.

Com a emergência das neurociências, o conhecimento acerca do funcionamento cerebral e o seu impacto na Saúde Mental contribuiu para uma Psiquiatria mais eficaz. São exemplos de áreas de intervenção as Perturbações Afetivas como a Depressão e Doença Afetiva Bipolar, as Perturbações de Ansiedade, as Perturbações Psicóticas, comportamentos aditivos e Demências.

A avaliação psiquiátrica segue uma abordagem bio-psico-sociocultural e foca-se, para além de uma avaliação médica geral, na história clínica psiquiátrica e no Exame do Estado Mental, podendo ser auxiliada por avaliações neuropsicológicas e exames complementares de diagnóstico.

Resultam posteriormente intervenções ao nível psicofarmacológico, psicoterapêutico, bem como recurso a outros tratamentos como a neuromodulação não invavisa, muitas vezes complementadas com o acompanhamento em Consulta de Psicologia, para promover o bem-estar físico e emocional dos utentes, podendo também optar por acompanhamento online a partir de casa.

Image

Neuromodulação

Neuromodulação é o nome que damos a todas as técnicas que permitem estimular diferentes regiões corticais (as regiões mais próximas da superfície da nossa cabeça) e que não são invasivas. Isto é, para a sua utilização apenas são colocados sobre a cabeça os dispositivos de estimulação, sem recorrer a anestésicos.

A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) são as duas técnicas mais conhecidas, já com mais de duas décadas de estudos e com comprovada eficácia em diferentes diagnósticos neuropsiquiátricos e efeitos duradouros. Ou seja, a sua utilização de forma continuada durante um curto período de tempo permite reequilibrar o funcionamento neuronal, resultando na redução de sintomas clínicos e bem-estar geral. Estas técnicas são particularmente recomendadas no tratamento da depressão, ansiedade, fibromialgia, dor neuropática, Parkinson, esclerose múltipla, perturbação de stress pós-traumático, afasia e adições.

Na e.Stim disponibilizamos tratamentos de neuromodulação não invasiva com ETCC. A ETCC é eficaz sobretudo no tratamento de perturbações depressivas e ansiosas. Esta técnica, recorre a uma corrente elétrica contínua, através da colocação de elétrodos sobre a cabeça, para aumentar ou diminuir a atividade neuronal. De acordo com o diagnóstico estabelecido, os locais de estimulação e a duração do tratamento podem variar.

Diversas revisões dos muitos estudos realizados até à data revelam que a ETCC é uma técnica muito bem tolerada e segura.

Na e.Stim dispomos de uma equipa de profissionais especializados em neuromodulação não invasiva que podem esclarecer todas as suas dúvidas.